quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Informação importante!




Eu odeio alho e jamais vou dar qualquer sugestão com o dito cujo. Também não gosto de cebolas, mas uso-as batidas no liquidificador com suco de limão. É muito prático, você só lida com a infeliz uma vez a cada compra. Prepare essa mistura - bastam umas 3 cebolas médias e suco de um limão - e guarde em um vidro desses de conserva, lacrado, na geladeira. O limão é um conservante natural e essa cebola dura várias semanas.
Quem gostar de alho, pode acrescentá-lo às receitas, sob seu próprio risco!

A pergunta que costuma seguir é: como você tempera a comida? A resposta é muito simples e deliciosa: ervas, queridos, muitas ervas. Se você tiver uma janela com bastante luz e um pouco de sol, pode ter uma jardineira de ervas. Caso contrário, pode comprá-las frescas ou secas. As frescas são sempre mais saborosas, mas as secas também têm seu valor. Você pode usar as ervas segundo a tradição ou fazer como os músicos que tocam de ouvido. Eu experimento bastante e não sou nada ortodoxa no uso. Uma base de uso é:

Alecrim - delicioso em frango, carne de porco e qualquer coisa com manteiga - uma simples batata cozida, untada com manteiga e polvilhada de alecrim ao forno fica ótima! Também pode-se usar o galho como espeto para carne e frango grelhados.
Endro ou dill
é uma erva delicada, muito boa em peixes - no salmão fica excelente - e em sopas. Na falta dele pode-se usar as folhas da erva-doce, que é perene e mais resistente.
Orégano fica ótimo em tudo que leva tomate ou queijo, além das carnes.
A
sálvia faz uma manteiga maravilhosa e fica ótima no frango e na carne de porco.
O
coentro fica perfeito nas moquecas e nos frutos do mar. No Nordeste usa-se em tudo, mas eu acho que sobrepuja o sabor dos ingredientes.
O tomilho é excelente em marinados e molhos a base de vinho. É uma das Herbes de Provence.
O
cerefólio vai bem em molhos e carnes.
Estragão vai bem em molhos e omeletes. A Casa da Suiça serve um molho de estragão delicioso para acompanhar a Fondue de Carne.
O manjericão e a alfavaca também são ótimos com queijos e tomates, omeletes e carnes.
A segurelha fica ótima em omeletes e frango. Logicamente, é só ir provando e vendo do que você gosta. Fora das ervas, uso canela, cardamomo, cominho, louro em pó e cravo para temperar carnes e molhos, além de usar também muito gengibre. E pimenta, já que um ardido é essencial na vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário